Publicidade Continue a leitura a seguir

Taylor Swift é acusada de plágio e vai a julgamento

Instagram Taylor Swift

Publicidade Continue a leitura a seguir

Taylor Swift atravessa um período muito conturbado, pois vai ser julgada por plágio da letra da música “Shake it Off”.

Após um juiz ter recusado o pedido da intérprete para que houvesse um julgamento sumário, Taylor Swift será presente a um tribunal de júri de forma a decidir se o sucesso de 2014 é um cópia ou não de “Playas Gon’Play”, de 2001, do grupo 3LW (“3 Little Women”).

Em causa estão as variações de frases como “os jogadores vão jogar” e “quem odeia vai odiar” que se podem ouvir em ambas as canções.

Anteriormente, o juiz Michael W. Fitzgerald já tinha recusado o caso por acreditar que as frases eram demasiado banais para serem copiadas e deu até mais 13 exemplos de composições semelhantes como “Playa Hater”, de The Notourious B.I.G, e “Dreams”, de Fleerwood Mac.

“As letras em questão são demasiado breves, pouco originais e pouco criativas para justificarem proteção ao abrigo da Lei dos Direitos de Autor”, afirmou o juiz.

Porém, Sean Hall e Nathan Butleros, compositores do tema da banda 3LW, recorreram e um Tribunal Federal de recurso anulou a decisão, devolvendo o caso ao juiz Michael W. Fitzgerald.

A cantora acabou por pedir um julgamento sumário, ou seja, uma decisão imediata em como não tinha infringido os direito de autor, mas, nesta quinta-feira, 9 de dezembro, o juiz recusou e justificou a sua decisão: “Embora existam algumas diferenças notáveis entre as obras, existem também semelhanças significativas no uso das palavras e na sequência/estrutura”.

“O tribunal não pode atualmente determinar que nenhum jurado razoável possa encontrar uma semelhança substancial de fraseologia lírica, disposição de palavras, ou estrutura poética entre as duas obras”, acrescentou ainda.

Até ao momento a data do julgamento ainda não foi revelada.