Tiago Castro ajuda vítimas de bullying

Tiago Castro
Instagram Tiago Castro

Ator conta que sofreu porque era confundido com personagem de “Morangos com açúcar”. Projeto com namorada visa alertar jovens.

Lembra-se do “Crómio”, a personagem dos “Morangos com Açúcar” que era um baixinho trapalhão e alvo de gozo dos colegas? Quinze anos depois do papel que teve na série da TVI, Tiago Castro mantém a representação em “part-time” – entrou no filme “Soldado milhões” e na série da RTP “Madre Paula” -, e juntamente com a namorada, Marine Antunes, lançou o projeto “Se podes sonhar, podes concretizar”, destinado a alunos desintegrados ou vítimas de bullying.

“Comecei com os cursos por causa do ‘Crómio’, que era diferente fisicamente, mas que se foi equiparando aos outros. E eu, Tiago, sofri com o facto de haver quem confundisse a personagem com o ator. Não imaginam, na discoteca, as vezes que me ofereceram um copinho de leite. E eu tive de aceitar! Hoje, damos palestras para jovens. Não é fácil termos mil jovens num dia e agarrar a atenção deles sem tecnologia, simplesmente com a conversa. Mas continuamos”, conta Tiago Castro ao N-TV.

A seu lado, Marine Antunes, que teve um cancro aos 13 anos, quer ser inspiradora para sobreviventes como ela e para doentes. “Como somos dois testemunhos verdadeiros, eles identificam-se. Dizemos que as circunstâncias não determinam o caminho de ninguém”, salienta o ator, referindo-se à sua vida.

Personagem ainda “vive”

O “Crómio” continua “vivo” mesmo para as gerações mais novas. “Ainda me identificam com ele. Além de dar no ‘Panda Biggs’, está no YouTube e é uma personagem que une gerações. Os pais ficam contentes porque os filhos seguem o exemplo do ‘Crómio’ e os miúdos acham curiosidade”, relata Tiago, alertando: “A série [‘Morangos’] mostrava que o ‘Crómio’ era alvo de violência, de ‘bullying’ mas teve suporte dos amigos que o protegeram. Hoje, apelamos à consciência. O bullying acontece quando a pessoa que está a sofrer não se está a rir”, frisa.