Iker Casillas protagonizou na noite desta terça-feira um autêntico debate no Twitter sobre a chegada, ou não, do Homem à Lua. O jogador do F.C. Porto não acredita nesta teoria e até a National Geographic lhe quis responder.
“No próximo ano cumprem-se 50 anos (supostamente) que o Homem pisou a Lua. Estou num jantar com amigos a falar sobre isso. Eu levo o debate ao resto do público. Vocês acreditam? Eu não”, escreveu o futebolista no seu perfil daquela rede social.
O guarda-redes criou uma sondagem para perceber qual a opinião dos seus seguidores, que na manhã desta terça-feira registava mais de 215 mil votos. No entanto, nem aqui as dúvidas se dissiparam, já que 60 por cento dos votantes acreditam no sucesso da missão Apollo 11, enquanto 40 por cento se mantêm céticos relativamente a esta matéria.
El año que viene se cumplen 50 años (supuestamente) que el hombre pisó la Luna. Estoy en una cena con amigos… discutiendo sobre ello. Elevo la tertulia a público! Creéis que se pisó? Yo no!
— Iker Casillas (@IkerCasillas) July 23, 2018
Para ajudar a dissolver esta questão, a National Geographic garantiu que a resposta correta era a afirmativa e partilhou com Casillas duas hiperligações, nas quais é possível verificar algumas das fotografias captadas durante a missão norte-americana.
Iker, sí que se llegó a la Luna.
Aquí te dejamos vídeos y fotos: https://t.co/msPG1T7N8Z https://t.co/IOpqMIXH1Q— National Geographic (@NatGeoEsp) July 24, 2018
Alex Rivero, especialista em astronomia, também se colocou do lado dos que acreditam que Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins pisaram a Lua no final da década de 1960. “Olá, Iker. Convido-te a leres este tópico que eu escrevi e no qual explico que sim. Por mais incrível que pareça, era mais fácil ir à Lua em 1969 do que fingir na televisão”.
Hola Íker, te invito a leer este hilo en el que expliqué que sí, por extraño e imposible que parezca, era mucho más fácil ir a la Luna en 1969 que fingirlo en TV: https://t.co/uIQnGH5NhY
— Alex Riveiro (@alex_riveiro) July 23, 2018
Caso Iker Casillas não tenha razão na sua opinião sobre a chegada do Homem à Lua, dizem os livros de história que a primeira alunagem aconteceu no dia 20 de julho de 1969, cumprindo dessa forma um dos desejos de John F. Kennedy.
Em maio de 1961, perante o Congresso dos Estados Unidos, o antigo presidente norte-americano afirmou: “Eu acredito que esta nação deve comprometer-se em alcançar a meta, antes do final desta década, de pousar um homem na Lua e de trazê-lo de volta à Terra em segurança”.
TEXTO: Duarte Lago (com DS)









