O Futebol Clube do Porto anunciou na manhã desta quarta-feira o falecimento do antigo lateral esquerdo José Marcelo Januário de Araújo, mais conhecido como Esquerdinha. O jogador morreu esta terça-feira vítima de um enfarte fulminante.
Esquerdinha sofreu um enfarte fulminante na noite desta terça-feira. O antigo futebolista ainda foi socorrido na Unidade de Pronto Atendimento de Cruz das Armas, no Brasil, de acordo com a imprensa local, mas acabou por não sobreviver. Tinha 46 anos.
A carreira de Esquerdinha iniciou-se em 1990, no Santos. Depois, ainda passou por vários clubes como Corinthians, Paraguaçuense, Bahia, Fluminense e Vitória, antes de se transferir para o Futebol Clube do Porto, em janeiro de 1999. Chegou como um desconhecido, mas rapidamente agarrou o seu lugar. Logo naquela época, conquistou o último dos cinco campeonatos consecutivos ganhos pelos azuis e brancos no famoso penta.
Além do título nacional português (1999), venceu ainda duas Taças de Portugal (2000 e 2001) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (1999) ao serviço dos dragões, clube no qual ocupou a posição de defesa esquerdo. Esteve presente em 87 jogos e marcou nove golos.
Depois de uma época no Zaragoza de Espanha (2001-2002) ainda regressou a Portugal, em 2003, numa passagem fugaz pela Académica de Coimbra, onde realizou apenas três jogos. Viria a regressar ao país de origem, o Brasil, onde terminou a carreira.
Através da sua conta na rede social Twitter, o Futebol Clube do Porto já lamentou o falecimento do jogador e enviou as condolências aos familiares e amigos de Esquerdinha, recordando ao mesmo tempo o percurso vitorioso do defesa enquanto esteve em Portugal.
TEXTO: Duarte Lago