Está lançada a polémica no dia em que o Benfica recebe o Sporting para mais uma eliminatória da Taça de Portugal: Jorge Andrade, antigo jogador e comentador da RTP3, disse que o novo menino bonito da Luz, João Félix, só pode ser parado com “um pisão”. O Benfica contesta a declaração e o ex-central já se veio defender.
É a “bomba” do dia nos meios desportivos, ainda para mais a poucas horas de mais um dérbi entre Benfica e Sporting, desta vez a contar para a Taça de Portugal. As excelentes exibições do avançado João Félix – que, inclusivamente, marcou no último jogo entre leões e águias em Alvalade -, tem levado os adversários a pensar como travar o pequeno génio.
Parecia ainda não haver grandes conclusões, mas Jorge Andrade, antigo internacional português e, hoje em dia, comentador da RTP3, apresentou uma “solução”… que está a incendiar as redes sociais: “Eu para anular o Benfica era só dar um pisão no Félix e já não havia João Félix o jogo todo!”.
A frase caiu mal nos adeptos e, particularmente, junto do Benfica, que reagiu quase de imediato: “Jorge Andrade, ex-jogador do Estrela da Amadora, do FC Porto, do Deportivo da Corunha e da Juventus (e que, infelizmente, terminou a sua carreira demasiado cedo em virtude de graves lesões sofridas), fez um comentário na RTP3, onde colabora há vários anos, que merece o mais veemente repúdio. O antigo internacional português disse ‘apenas’ isto: ‘Eu, se ainda jogasse, dava só um pisão no João Félix e não havia mais João Félix durante o jogo. E aí tinham que recorrer a outro estilo de jogo.’ Uma declaração lamentável e que merece ser melhor explicada pela Direção de Informação da RTP”, pode ler-se na News Benfica.
Jorge Andrade veio, entretanto, desculpar-se no seu perfil pessoal de Instagram. “Eu disse isto no contexto de que quando jogava fazia-me respeitar. Aos que jogavam. Longe de mim estar a dar táticas aos adversários do Benfica para que agridam qualquer jogador. Daí peço desculpa se ficou essa ideia no ar, sendo João Félix um jogador que admiro. Abraço”, escreveu.
TEXTO: Rui Pedro Pereira









