A rainha Isabel II de Inglaterra tem um staff de vários elementos que nunca deixam de a acompanhar. No entanto, há um em específico que a segue de perto em todas as viagens oficiais, tendo já feito a cobertura de 20 digressões.
Por ser a figura máxima da coroa britânica, todos os cuidados são poucos para evitar qualquer situação menos agradável e que possa colocar em risco a vida da rainha. Assim, sempre que viaja, Isabel II é acompanhada por um médico da Marinha Real Britânica.
A revelação foi feita pelo repórter Gordon Rayner, especialista em assuntos sobre a realeza, em declarações ao jornal britânico “The Daily Telegraph”. Segundo ele, o médico em questão faz uma pesquisa sobre os hospitais mais próximos dos locais visitados pela rainha e, por precaução, leva sempre com ele um desfibrilador e medicação.
Isabel II não se trata, no entanto, do único membro da realeza que se faz acompanhar por um médico nas suas deslocações. De acordo com o mesmo repórter, também o príncipe Carlos não dispensa essa presença durante as suas viagens.
Ainda assim, os cuidados não se ficam por aqui. Nas visitas a países onde os bancos de sangue não funcionam da melhor forma, tanto a equipa médica da rainha como a de Carlos levam bolsas de sangue cujo tipo sanguíneo corresponde ao mesmo de mãe e de filho.
Tanta atenção não é disponibilizada aos príncipes William e Harry. No caso dos filhos da princesa Diana, estes não se fazem acompanhar por médicos, mas são-lhes designados profissionais de saúde nos próprios locais que visitam.
Ainda a título de curiosidade, há outro pormenor que também foi revelado. Sempre que se deslocam, os membros da família real levam sempre consigo roupa preta para que, caso algum familiar morra durante esse período de tempo, eles possam fazer o luto.
TEXTO: Duarte Lago









