Apesar de estar preso, Iñaki Urdangarin vai ter direito a uma ceia de Natal que inclui consomê, camarão e cabrito. Todas as prisões espanholas preparam uma ementa especial para a quadra natalícia e o estabelecimento prisional em que o cunhado do rei está detido não é exceção.
Para a noite do dia 24, os reclusos da prisão feminina de Brieva, onde o marido da infanta Cristina está detido, vão poder saborear um consomê à moda de Jerez, quatro camarões, três rodelas de chouriço ibérico, três rodelas de paio e uma cunha de queijo. Isto para início de refeição.
Como prato principal, o cunhado do rei Felipe VI pode optar pela perna de cabrito com salada de endívias ou pelo menu vegetariano, composto por cinco espargos e dois pimentos recheados. Para sobremesa está reservada uma mousse, doces de Natal e a típica sidra espanhola.
A ementa de Natal da prisão onde Urdangarin cumpre uma pena de prisão de cinco anos e dez meses foi divulgada pelo jornal espanhol “El País”, que teve acesso a um documento interno do estabelecimento prisional.
No dia 25, a ementa é igualmente especial. Churros com chocolate para o pequeno-almoço, além dos tradicionais pães, manteiga e marmelada. Ao meio-dia é servido um prato de beringela, couve-flor, curgete frita e dois rolinhos primavera. Para o fim ficam o entrecosto com salada e as frutas e doces de Natal.
Ainda segundo o “El País”, é habitual que as instituições prisionais preparem ementas especiais nas datas festivas, o que implica um ajuste orçamental. Se durante o resto do ano a despesa fixa por preso é de 3,75 euros por dia (inclui pequeno-almoço, almoço e jantar), o valor duplica em quadras festivas como o Natal.
TEXTO: João Manuel Farinha