Diana sabia do caso que Carlos mantinha com Camilla Parker Bowles. Sempre soube. Cansada de viver um casamento a três, a princesa decidiu confrontar a amante do marido. Uma gravação que estava em arquivo revela exatamente quais foram as palavras de Diana.
O turbulento casamento de Diana e Carlos ficou marcado pelo caso extraconjugal que o príncipe manteve durante vários anos com Camilla Parker Bowles, sua atual mulher. Segundo gravações reveladas num documentário da National Geographic, Diana atingiu um ponto de rotura e revelou a Camilla que sabia da relação amorosa que mantinha com o marido.
Nas palavras da princesa de Gales, Camilla e Carlos estavam numa sala a conversar com um amigo no momento em que Diana entrou e pediu para ficar a sós com a atual duquesa da Cornualha. Apesar de admitir ter “medo” de Camilla, Diana ganhou coragem e exprimiu o que lhe ia na alma: “Só quero que saiba que eu sei exatamente o que se está passar.”
Carlos e Camilla:
Camilla ainda respondeu que não sabia do que Diana estava a falar, mas, entrelinhas, admitiu o romance com Carlos. “Tens tudo o que sempre quiseste. Todos os homens do mundo se apaixonam por ti. Tens dois filhos lindos. O que podes querer mais?”, questionou. A resposta de Diana foi simples: “Quero o meu marido.”
A princesa chegou mesmo a pedir “desculpa” por estar no caminho de Carlos e Camilla, mas sublinhou que sabia tudo o que se passava. “Não me trate como uma idiota”, pediu à amante do marido.
Depois da conversa, Diana chorou “como nunca tinha chorado” e nessa noite não conseguiu dormir. No entanto, sentiu-se aliviada por finalmente ter enfrentado o problema. O príncipe Carlos acabaria por admitir o adultério em 1994 e o casal divorciou-se dois anos mais tarde. Carlos e Camilla casaram-se em 2005, ao fim de vários anos em comum.
Veja o momento em que Diana descreve a conversa com Camilla:
TEXTO: João Manuel Farinha