Publicidade Continue a leitura a seguir

Portuguesa de 90 anos enviou carta a rainha Isabel II… e recebeu resposta da monarca

Publicidade Continue a leitura a seguir

Vitória Borges conheceu a rainha de Inglaterra em 1957, aquando de uma visita da monarca a Portugal. Mais de 60 anos depois, a portuguesa enviou-lhe uma carta a recordar o momento e recebeu uma resposta.

Vitória Borges tem 90 anos e reside num lar em Rio Torto, concelho de Gouveia. Em 1957, trabalhava na casa de uma senhora chamada Maria Isabel Mayer e teve oportunidade de cumprimentar Isabel II.

Incentivada pela diretora do lar, Vitória endereçou uma carta à monarca britânica, ainda que sem qualquer esperança de receber uma resposta. “Ela já não se lembra de mim, já foi há tantos anos. Não responde, vai agora responder a gente pobre…”, disse à TVI.

Comovida com o gesto, Isabel II pediu à dama de companhia que redigisse uma carta com destino a Portugal.

“Cara Sra. Borges, a rainha pediu-me para que escrevesse e agradecesse a sua carta. Embora impossibilitada de responder pessoalmente, Sua Majestade ficou satisfeita por ser recordada da visita de Estado a Portugal, em fevereiro de 1957, e sensibilizada por saber que tem memórias desse tempo de há tantos anos. A rainha deseja-lhe o melhor e agradece as suas palavras gentis e consideração demonstrada”, pode ler-se na missiva, exibida numa reportagem da estação de Queluz de Baixo.

Vitória Borges ficou surpreendia e a diretora do lar viu o incentivo dar frutos: “Ficou toda satisfeita.”

TEXTO: João Manuel Farinha